quarta-feira, 4 de abril de 2012

O poder do riso -

NITHYANANDA –
Perfeccionismo nunca lhe dá felicidade. Só alimenta o ego. Mesmo que você se sinta realizado no final, é só uma realização do seu ego, nunca uma realização do Ser. Que fique claro, os perfeccionistas são os mais egoístas. Eles perdem a dimensão de serem totais. O perfeccionismo nunca é possível porque ele existe na sua mente, e sua mente está continuamente mudando a definição de perfeição.

Afaste-se da seriedade. Por algum motivo, sempre associamos Espiritualidade a seriedade. É um conceito amplamente difundido. Seriedade jamais pode ser religião ou espiritualidade. As pessoas carregadas com seu passado e seu futuro são sempre sérios.
Sua seriedade nada mais é do que uma forma de ego. O riso é aquilo que traz um raio de energia de seu Ser para o seu corpo. O riso do Ser vem sempre do presente. O riso é a maior qualidade espiritual. Sinceridade e riso andam juntos. A chamada etiqueta social lhe ensinou a rir de um modo cortês.
Maturidade não tem nada a ver com deixar de rir. Mas por causa das falsas crenças, achamos que se somos maduros devemos rir menos. O riso é poderoso porque traz energia do seu Ser para seu corpo.
Você ri de uma piada, porque no final ela quebra a lógica. Quando rimos mesmo, estamos sempre no presente.
Não precisamos de comediantes para rir. O humor, tanto o mau humor como o bom humor são contagiantes.
Além de rir de piadas, quando estamos no Ser, no Agora, simplesmente observamos o teatro da vida e rimos. Por isso que dizem que quando uma pessoa se ilumina, a primeira coisa que ela faz é rir. Desenvolvemos um profundo sentido sobre o jogo que é a existência e rimos.
O riso é o caminho para bem aventurança( ananda) e para o êxtase.
Rir e também dançar sem método, são maneiras de ficarmos no Agora.
As pessoas tímidas são egoístas porque ao dançarem, se preocupam com quem está olhando, e aí param de dançar. Elas protegem o ego delas.
Como Nietzche disse: Só acreditaria num Deus que soubesse dançar.
Nós ficamos tão ligados ao nosso ego, que perdemos o êxtase de se fundir a energia da vida.
Não digo que Deus é o criador. Digo que Ele é a criatividade! Nas cores das plantas, nos animais, no céu, a cada momento há vida desabrochando maravilhosamente!
A verdadeira espiritualidade está no Agora, através do riso, da gargalhada vinda do Ser, nos conectamos ao Universo. E enquanto você gargalha, sua mente silencia. Você está totalmente no aqui e agora. A propensa seriedade mata a criatividade, a espontaneidade. Substitua Seriedade por Responsabilidade, responder com habilidade. Não diga mais, sou sério, diga, sou responsável.  Paramahamsa Nithyananda.

Garrincha brincava em campo, Zico, Picasso, Salvador Dali, Chaplin, entre outros, craques na arte, no esporte ou na vida literalmente dançam! Dançam com suas pernas, pincéis e malabarismos! Nijinski dançava magistralmente, e disse: Existem coisas que não são possíveis através de nenhum método, nenhuma técnica, nenhuma estratégia. Existem coisas que apenas acontecem; você apenas tem que permitir que elas aconteçam. E a maneira de permitir que elas aconteçam é não interferir; a tal ponto que você não está nem mesmo presente, porque a sua presença será também uma interferência.” Mas realmente, para chegar nesse nível de técnica e habilidade para ser “tomado” pela própria dança, pela própria música, pela própria arte, é necessário talento,  totalidade e treino intensivo!
Mas o ponto que quero chegar é que, ao transcenderem suas atividades, eles fluem, totalmente tomados e entregues a sua arte! E para isso, é necessário deixar o ego de lado e Ser. Rey Biannchi


Um comentário:

Sérgio Bezerra disse...

Cara, é um dos melhores textos que já li na Web, muito bom Rey, parabens.